Tipos de Alopecia

Alopecia cicatricial e não cicatricial - Tipos

ALOPECIA CICATRICIAL E NÃO CICATRICIAL

A queda natural de cabelo é um processo fisiológico. Porém, quando começa a ocorrer uma rarefação incomum dos fios, é um problema de alopecia.

Existe a alopecia cicatricial e não cicatricial. Uma é mais rara de ocorrer e mais difícil de tratar. É o caso da alopecia cicatricial. A outra é comum entre homens e mulheres. Esta é a alopecia não cicatricial.

Mas qual a diferença entre alopecia cicatricial e não cicatricial? A cicatricial pode ter causas diversas. Porém, neste caso ocorre a inflamação e atrofia dos tecidos e pode ser irreversível.

Já a não cicatricial, não há indícios de inflamação ou atrofia. Esta é mais fácil de tratar e também mais comum de ocorrer. É importante administrar o tratamento correto para ter resultados positivos logo.

Dentre a alopecia cicatricial e não cicatricial, a segunda tem tipos distintos. Abaixo, seguem alguns:

 

Alopecia Androgenética

Também conhecida como calvície. Tem causa genética através da ação de algumas enzimas que produzem um hormônio chamado DHT que provoca a diminuição dos fios causando uma rarefação parcial ou total do cabelo. É mais comum em homens, mas também ocorre em mulheres. No caso delas, é chamada de alopecia androgenética feminina;

 

Seborreica

Tem relação com a dermatite seborreica do couro cabeludo. Caracteriza-se pela escamação da superfície e coceira. Nesse caso a perda de cabelo é menos intensa;

 

Alopecia areata

As causas tem relação com o emocional e processo auto-imune, ou seja, o sistema imunológico age produzindo anticorpos contra os mecanismos do cabelo. Caracteriza-se pela queda de cabelo em várias áreas do couro cabeludo ou em outras partes do corpo;

 

Alopecia eflúvio

É muito comum entre as mulheres. Interfere no ciclo de vida capilar provocando a intensa queda de cabelos. Tem várias causas, desde deficiências nutricionais a causas emocionais.

 

 

Se você gostou deste artigo, sinta-se à vontade para compartilhar com seus amigos na rede social de sua preferência! Basta clicar num dos botões abaixo: